terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Trolltech e Huawei juntam-se à fundação LiMo


A crescente competição entre novas plataformas móveis de Linux levou a que novos membros se juntassem à Fundação Limo. Entre os novos membros contam-se a Trolltech, a Acrodea, a ERTI, a Huawei e a Purple LAbs. O grupo, fundado pela NTT DoCoMo, pela Vodafone e pela Motorola, tem agora 25 membros.

A Trolltech abandonou a sua participação no Fórum Linux Phone Standards (LiPS) para trabalhar com a LiMo. “Esta é uma solução baseada em código, e não apenas uma especificação”, afirmou Benoit Schillings, CTO da Trolltech. Para esta empresa, os esforços da Limo têm mais potencial para conceber um produto real do que a iniciativa LiPS. A decisão da Trolltech surge na sequência da escolha da LiPS em basear a sua interface de utilizador no toolkit GTK da Gnome’s, e não nas competitivas plataformas e interfaces da Trolltech para telefones Linux.

Esta mudança é um indicador da concorrência acesa que existe no mercado de telefones Linux. Recentemente, a Google também anunciou o seu sistema operativo móvel baseado em Linux, o Android. E apesar de o Android e de os apoiantes da Open Handset Alliance estarem a criar uma oferta concorrente ao software LiMo, os responsáveis da LiMo consideram estar em vantagem. “Uma diferença fundamental está no código: a tecnologia na qual a plataforma LiMo se baseia já foi testada no mercado por membros fundadores do grupo, como a Motorola, a Samsung, a NEC ou a Panasonic”, afirmou Morgan Gillis, director executivo da LiMo.

A LiMo espera conseguir o primeiro lançamento do seu sistema operativo aberto baseado em Linux, assim como vários API para programadores, durante o primeiro trimestre deste ano.

Fonte: Computerworld

Sem comentários:

A Porta 80 Copyrigth 2007

Todos os directos reservados.