sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Cisco vai abrir código-fonte do seu IOS para routers

A empresa está a experimentar várias formas de tornar o sistema operativo em mais do que uma plataforma para serviços desenvolvidos pela Cisco na rede.

Na conferência C-Scape organizada pela Cisco, o fabricante anunciou que tenciona abrir o código fonte de software Internetwork Operating System (IOS) para routers, com o objectivo de os programadores de terceiras partes o utilizarem de novas formas.

A notícia surge quando recentemente o fabricante formou o seu grupo dedicado ao desenvolvimento de software. Agora a empresa está a experimentar várias formas de tornar o sistema operativo em mais do que uma plataforma para serviços desenvolvidos pela Cisco na rede. Com isso em mente, a companhia tenciona organizar o sistema operativo em componentes – desenvolvendo apenas uma implementação de uma função específica em vez de várias, dependendo da imagem – ligando de forma dinâmica os serviços de sistemas operativos e movendo o software para um núcleo de base Unix, de acordo com Alan Baratz, o vice-presidente sénior do grupo para Software de Network e Tecnologia de Sistemas da Cisco. A Cisco tenciona, depois, abrir o código das interfaces no sistema operativo, com o intuito de permitir que as aplicações de de terceiras partes, acedam aos serviços dos sistemas operativo, disse Baratz. Mas o responsável não avançou uma agenda para este processo de abertura.

Fonte: Computerworld

Sem comentários:

A Porta 80 Copyrigth 2007

Todos os directos reservados.